10 atividades para entreter as crianças sem precisar gastar

10_atividades_criancas

O feriado está chegando!

Por aqui, terei 5 dias com a baixinha em casa (na quinta é feriado em Curitiba, e sexta compensarei o banco de horas). O que significa: HAJA INSPIRAÇÃO para manter a baixinha entretida, e lógico: para curtir com ela de verdade.

Então, estou fazendo nossa programação de ‘mini férias’, e aproveitei para separar para vocês as 10 atividades mais legais para se divertir junto com as crianças dentro de casa mesmo (ou que pelo menos não custam quase nada).

Olha só:

1. Piquenique

piquenique_10_brincadeiras_casa

Clássica e simples. E o melhor: Você não precisa nem sair para longe. Pode ser no quintal de casa (eu costumo fazer na grama do nosso condomínio mesmo), ou pode ser até na sala de casa. A ideia principal é comer sob um pano, comidinhas preparadas em pequenas porções e com muito carinho.
Separe frutas, garrafinhas com água e suco, algum petisco salgado e algum docinho, e coloque em cima de um pano grande. Fica fofo e diferente. Mas claro, não se esqueça de sentar para comer e curtir junto.

2. Acampamento em casa

cabana em casa_10_brincadeiras_casa

Para as crianças, sair do ‘comum’ já é algo extraordinário. Então, por que não fazer uma noite diferente? Você não precisa ter uma barraca, mas pode montar um cantinho no estilo “camping”.

3. Brincando na areia caseira

areia caseira_10_brincadeiras_casa

Se você não tem um parquinho por perto, não tem problema. Você pode fazer castelinhos em casa mesmo. Com 4 xícaras de farinha de trigo + meia xícara de óleo, você cria uma ‘farofa’ que fica com a textura bem parecida com aquela areia fofinha da praia. 🙂
(Para ‘diminuir’ a bagunça, sugiro que você cubra o chão com um pano grande (ou com papelão mesmo))

4. Na cozinha

colher do bolo_10_brincadeiras_casa

Cozinhe algo sem pressa, e claro: Com a ajuda do filho. Vale bagunça, vale ser bobeira. Só não vale se estressar. Deixe lamber as colheres e insira-o na atividade de forma dinâmica, e de coração (juro que não tem o mesmo sabor se você não estiver disposta a fazer um pouco de bagunça mesmo. Mas as memórias que ficam são as melhores!)

5. Pote da calma

Você pode fazer, junto com seu filho, o famoso pote da calma. Ou várias garrafinhas da calma. Além de serem úteis para o dia a dia com as crianças, ele também fica lindo como decoração. (Tem post e vídeo contando um pouco mais sobre isso. Basta clicar AQUI)

6. Mini Golf

mini golf em casa_10_brincadeiras_casa

Um pedaço de papel mais grosso, fita adesiva, e um taco improvisado, podem entreter seu filho por horas. Basta espalhar vários ‘buracos’ pela casa, e fazer um circuito. Lembre de incentivá-lo a tentar sempre. Essa brincadeira é ótima para trabalhar a coordenação motora das crianças.

7. Dado gigante

dado de atividades_10_brincadeiras_casa

Basta pegar uma caixa (de preferência uma quadradinha), e criar um dado gigante. Nele, você pode inserir ‘tarefas’ para as crianças, como:

Pule igual um sapo / Dance uma música / Imite um macaco… E por aí vai.
Obs: Caso seu filho ainda não saiba ler, complemente com desenhos que representem as tarefas.

8. Apanhador de bolinhas

apanhador de bola_10_brincadeiras_casa

Você só vai precisar de uma garrafa vazia, e uma bolinha para brincar. (Dê preferência para garrafas maiores, e com encaixe para a mão)
Numa hora você arremessa, e na outra, apanha a bola. Mais uma atividade para exercitar a coordenação da criança (e dos papais também rsrsrs)

9. Hora da preguiça

cinema em casa_10_brincadeiras

Façam uma sessão de cinema. Com direito a pipoca e um suco delicioso. (ou o que seu filho mais gosta de comer). Tem umas dicas ótimas de desenhos para crianças AQUI (Lembre-se de respeitar o limite da criança. Elas não são tão acostumadas quanto nós, a ficarem quietas em algum lugar. Por isso, prefira fazer isso em horários que já são típicos de descanso para vocês. Um pouco antes de dormir, por exemplo. E também, dê um banho bem gostoso antes. Assim a cria fica relaxada e tende a curtir melhor essa ‘atividade paradinha’)

10. Brinque junto

Porque não importa qual seja a atividade: o que vale é o seu envolvimento!

Deixe os eletrônicos de lado e entre no clima.

Mais importante do que o brinquedo, é quem brinca junto!

Um beijo

assinatura stephanie gravidicas

 

5 Replies to “10 atividades para entreter as crianças sem precisar gastar

  1. Ste do céu, eu fazia muitas dessa quando era pequena, acampar em casa é MUITO LEGALLL hahahaha a Bellinha deve se divertir né?! Tenho historias engraçadas disso. Adorei esse post, acho que vai ajudar muitas mamaes!

  2. AMO essa zona
    hahaha
    aqui em casa nao temos mais crianças, mas tenho primos… um de 10 e outra de 7.
    Adoro quando pegamos eles e fazemos algo aqui em casa, como bolos!
    Brincar com a criançada também é diversao!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *