Eu já falei aqui no blog sobre a educação Montessoriana (Clique AQUI para acessar o post). Por isso senti que precisava aprofundar esse assunto. Afinal, criar um ambiente todo trabalhado no método montessori é mais fácil do que se imagina.
Mas para começar, você sabe o que torna uma atividade em “montessoriana”?
Normalmente sua principal característica é ser sensorial. Envolvem coordenação motora e sentidos como, tato, visão… Também são fáceis de corrigir, e incentivam a criança a tentar de novo.
Como gosto de incentivar a Bellinha a fazer esse tipo de coisa (principalmente porque isso nos conecta ainda mais, já que sentamos juntas para fazer), separei 5 atividades montessorianas por faixa etária, super legais para reproduzir em casa.
De 0 a 1 ano
Nesta fase a melhor coisa a trabalhar nas crianças é a parte sensorial. Texturas, sensações. Por isso, você pode optar pelo painel sensorial. Ou qualquer outro tipo de item (existe a opção do livro e cubo também – tem exemplo AQUI), que contenha várias coisinhas para a criança mexer e sentir a diferença de forma, textura, e modo de manuseio.
Você pode adicionar coisas simples do dia a dia como feltro, zíper, diferentes tecidos, e até plástico bolha.
De 1 a 2 anos
Nesta idade já é possível trabalhar a coordenação motora da criança. Por isso, atividades de encaixe são ótimas opções para entreter, divertir e ensinar.
De 2 a 3 anos
Para continuar trabalhando a coordenação motora, mas acrescentando novas habilidades como: diferenciação das cores, e assimilação de itens, você pode utilizar objetos para encaixe, com adicionais de cores e tamanhos, por exemplo.
De 3 a 4 anos
Como a coordenação motora é trabalhada por um bom tempo, a diferença de atividades é relacionada a outros fatores. Com 3 anos a criança pode começar a trabalhar melhor sua noção de espaço, por isso, a ideia de diferentes formas de garrafas, para que ela insira o líquido. Detalhe na esponja junto ao kit, para incentivá-la a limpar caso escorra.
De 4 a 5 anos
Na faixa dos 4 anos, a criança já deve ter começado a aprender a manusear tesouras (sem ponta, lógico). Por isso, essa atividade ajuda a reforçar a firmeza no pulso e a desenvolver a coordenação motora (olha ela aí de novo).
Interessante né?! E a melhor parte, é que são fáceis e com itens que temos em casa. Ensinar em forma de brincadeira fica muito mais gostoso. Lá em casa a baixinha sempre pergunta se podemos ‘fazer atividade’. Porque além de nos conectar, saímos um pouco da rotina e criamos várias possibilidades de aprendizado de forma simples.
Um beijo
Adorei o post. Minha nenem tem 4 meses e ja coloco algumas texturas para ela tocar!!
Parabèns!!!!!!
Steeeeee, que máximo esse post! Adoro essas coisinhas diferentes pra fazer com as crianças e isso separado por idade é melhor ainda. AMEI!
Vou mostrar pra minha irmã agoooora!