Amamentação, Saúde e Alimentação

A amamentação e os benefícios para a saúde bucal do bebê

desenho
Oi gente! J Hoje estreamos uma novidade no blog: uma coluna pra tratar da saúde bucal dos pequenos, tirar dúvidas e tratar sobre assuntos diversos da Odontopediatria.
Você sabia, que estudos mostram que a prevalência da doença cárie e os maus hábitos na infância trazem consequências para a dentição adulta? Por isso a importância desse assunto e de tantas outras informações legais, nós vamos compartilhar aqui semanalmente.
Hoje, logo de cara escolhi por tratar de um assunto que todos comentam e sabem muito, mas do ponto de vista odontológico é muito pouco conversado:  a amamentação e os benefícios que ela traz ao bebê.
Os bebezinhos apresentam o reflexo de sucção já na trigésima segunda semana de vida intra uterina, sendo a sucção a primeira função do sistema estomatognático e também uma ação neuromuscular, ou seja, ele já nasce preparado neurologicamente para o sucesso absoluto na amamentação.
Pouca gente sabe, mas a amamentação natural é um ato importantíssimo para o desenvolvimento de todas as estruturas bucais como: lábios, língua, bochechas, ossos e músculos da face. Auxilia também:
  • o desenvolvimento dento facial dos bebês, pois estimula a musculatura oral auxiliando na maturação e posicionamento dos músculos de maneira adequada para evitar a respiração bucal e a deglutição atípica.
  • promove o crescimento da mandíbula e da maxila de maneira equilibrada, para que o crescimento ósseo se faça de maneira correta, levando assim a criança a ter uma oclusão correta, minimizando problemas ortodônticos no futuro e preparando o espaço para os futuros dentinhos.
  • e também: diminui a tendência da criança à adquirir hábitos nocivos devido à falta de exercícios da musculatura perioral, hábitos esses que nós chamamos de HÁBITOS DE SUCÇÃO NÃO NUTRITIVOS como, chupar dedo, chupeta ou outros objetos.
Sendo assim, a atenção ao ATO DA MAMADA deve ser redobrada, para que seja feita de maneira correta e benéfica ao bebê.
Alguns cuidados como a posição correta (que deve ser como se a criança estivesse sentada), a posição dos lábios (que devem estar virados pra fora como que em repouso sobre a mama),  devem ser observados e executados, além de que o bebê deve abocanhar o mamilo e a maior parte da auréola.

 

São informações básicas, mas que auxiliam muito e podem convencer muitas futuras mamães e prolongar a amamentação natural.
Tem muitos assuntos bacanas, informação útil e coisas legais pra dividir com vocês.

 

Nossa coluna será semanal e indicação de assuntos, dúvidas e sugestões serão sempre bem vindos.
Espero que tenham gostado, e nos vemos por aqui toda terça-feira. J

 

Beijinhos.
Dra. Kelly Gracciotim

 
 
Dra. Kelly é formada em Odontologia pela PUCPR, apaixonada pelo que faz, por crianças, e pelo mundo blogueiro. Agora, nossa colunista de todas as terças, para nos ajudar a construir os sorrisos mais lindos de todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *