Uncategorized

Cárie na infância



Oi gente.

Que mamãe ou papai não teve seu coração derretido só de pensar em acordar o filho daquele sono delicioso pra escovar os dentes? Pois é!

Na maior parte das vezes essa escapada da atividade diária de escovar os dentes pode trazer dores de cabeça, ou melhor, dores de dente pro seu pequeno!


A cárie acontece nos dentes de leite e pode destruir os dentinhos do seu bebê!
O processo é exatamente o mesmo dos dentes permanentes.

Até os cinco anos de idade a maior parte das crianças é acometida pela CÁRIE DE MAMADEIRA. A falta de higienização da boquinha do bebê e dos dentinhos após aquela “última mamada para dormir” faz com que aquele ambiente quentinho e úmido, que é a boca, seja o local perfeito para o crescimento de bactérias, e é ai que a cárie acontece. 
E é bom saber que isso vale tanto para o leite materno quanto para o leitinho na mamadeira, ok mamães?!



Estudos da Organização Mundial de Saúde, mostram que 53% das crianças com mais de cinco anos já apresentam pelo menos DOIS DENTES DE LEITE CARIADOS! 
E com todas as informações de hoje em dia é possível que se chegue a vida adulta sem nenhuma experiência de cárie, e digo mais, com facilidade.

Essa cáries aparecem por vários fatores, dentre eles o mais importante e pontual deles é má higienização. Logo atrás vem a dieta e os hábitos alimentares e também más formações de dentina e esmalte do dente.

No geral crianças que apresentam cárie nos dentes podem sentir dor e não relatar por não saber apontar a dor, então sentem um mal estar geral, temperamento choroso, falta de apetite, dificuldade ao mastigar, choram ao comer doces e negam alimentos mais consistentes.

A cárie tem uma evolução muito rápida em dentes de leite, então aquilo que hoje é um pontinho preto amanhã pode virar um buraco, onde o tratamento de canal pode ser necessário! SIM, DENTES DE LEITE TAMBÉM PRECISAM DE TRATAMENTO DE CANAL QUANDO A CÁRIE JÁ CONTAMINOU OS CANAIS! 
E papais e mamães que já passaram por esse procedimento, sem dúvida, não querem o mesmo pro seu filho.

Mas por que tratar dentes de leite?

Essa é uma pergunta corriqueira em consultórios e no atendimento a crianças.

Apesar de temporários os dentes de leite não podem ser negligenciados. Eles vão ajudar na mastigação, na fala e no desenvolvimento psicológico do seu filho. Além de auxiliar no crescimento correto dos músculos da face e também abrem o caminho, preservando o espaço e a direção em que os dentes permanentes vão nascer.

Até hoje não se sabe de método mais eficaz que a prevenção para evitar esse tipo de situação, e algumas dicas podem ajudar. Papais devem acompanhar a hora da escovação pelo menos três vezes ao dia e intervir se necessário ajudando na tarefa, controle da dieta e dos hábitos alimentaresevitando doces, balas e chocolates entre as refeições e oferecer esses alimentos como sobremesa , higienizando logo após o consumo, e manter uma frequência de visitas ao odontopediatra nem que seja só para “dar uma olhadinha”.

A recompensa com esses pequenos cuidados é sempre um sorriso lindo dos seus pequenos! Pensem nisso!

Beijinhos!!

Até terça que vem.


Dra. Kelly é formada em Odontologia pela PUCPR, apaixonada pelo que faz, por crianças, e pelo mundo blogueiro. Agora, nossa colunista de todas as terças, para nos ajudar a construir os sorrisos mais lindos de todos!


1 thought on “Cárie na infância

  1. Oi querida!

    Achei o máximo essas dicas que você posta… também achei super válido para as mamães de primeira viagem (como eu) as dicas que você colocou sobre consumismo materno, qual a sua experiência com as coisas que comprou… seria muito legal se divulgasse mais… Vai ajudar bastante as futuras mamães..
    Bjs e ótima semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *