Saúde e Alimentação

Cuidados com a saúde bucal na gravidez

Oi gente!!
Hoje escolhi um tema para tratar por aqui muito pouco explicado que é a saúde bucal e os cuidados que devem ser tomados durante a gravidez.

A gestação é uma fase maravilhosa que a mulher tem o privilégio de passar, e com ela muitas mudanças acontecem. É um período delicioso e também delicado, em que alguns cuidados devem ser redobrados, inclusive os cuidados com a sua saúde bucal.
Oito entre dez gestantes apresentam algum tipo de alteração bucal como: placa bacteriana, gengivite e cárie.

Com frequência se ouvem relatos de gestantes que reclamam de um “sangramento na gengiva”. Conhecido também como GENGIVITE. Isso acontece devido às alterações hormonais decorrentes da gravidez. O aumento da produção de alguns hormônios pode vir a facilitar a ocorrência desses sangramentos, de inflamações na gengiva e até infecções nessa área, principalmente se já há uma predisposição da futura mamãe.

E PASMEM: estudos apontam que esses “pequenos” probleminhas na gengiva estão diretamente relacionados ao nascimento de bebês prematuros e de baixo peso.
Mas, que fique claro, essas alterações hormonais podem predispor a presença da gengivite, mas a sua causa ainda está relacionada a presença de placa bacteriana.
Portanto nada de se preocupar só com o enxoval do pequenino ou pequenina que vem por ai, ATENÇÃO a higiene, carinho ao escovar, e dedicação ao fio dental, pois podem prevenir esse quadro.

Outro relato frequente de futuras mamães é sobre os dentes estarem enfraquecidos e até quebradiços durante a gestação, e há uma crença de que o “bebê rouba o cálcio que fortalece os dentes da mãe”, isso é MITO.
A causa direta da alta prevalência de cárie e dos dentes estarem mais fracos é justamente a mudança na dieta da futura mamãe. Ou seja, com uma dieta balanceada e uma boa higiene bucal, os dentes da mãe e do bebê não serão prejudicados em nada.

Então gente, é importantíssimo informar ao seu cirurgião dentista sobre a gravidez, para que ele possa tomar a melhor decisão clínica e iniciar medidas preventivas para seu caso.

Consultas devem ser marcadas preferencialmente entre o quarto e sexto mês de gestação, pois nos três primeiros meses o bebê ainda está em uma fase importante do desenvolvimento, e nos três últimos meses o estresse associado à visita ao dentista pode causar complicações pré natais.
Na maioria dos casos, no primeiro trimestre de gestação não são utilizados anestésicos, nem medicamentos, e também é evitada a exposição desnecessária a radiação, a não ser que sejam absolutamente necessários.
Durante a gestação a integração multidisciplinar entre obstetra e cirurgião dentista é crucial para uma boa condução de uma gestação saudável.

Então, futuras mamães, não se esqueçam do sorriso! Sua saúde reflete diretamente na saúde do seu bebê.

Beijinhos.

Dra. Kelly é formada em Odontologia pela PUCPR, apaixonada pelo que faz, por crianças, e pelo mundo blogueiro. Agora, nossa colunista de todas as terças, para nos ajudar a construir os sorrisos mais lindos de todos!

2 thoughts on “Cuidados com a saúde bucal na gravidez

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *