Saúde e Alimentação

Cuidados de higiene bucal com o bebê

Essa semana trouxe um assunto muito importante para os bebês e a saúde bucal dessas pequenas fofuras.

Se engana você, que pensa que “dente de leite pode estragar, vai cair mesmo!”. Ouço essa frase com frequência no consultório e me arrepio a cada vez que escuto, sabe por que? NÃO PODE E NÃO DEVE ESTRAGAR!

Os cuidados diários com a saúde bucal da criança devem começar desde o nascimento, afinal, leite materno também contém açucares que podem se acumular, causando uma fermentação e tornando a boca um lugar ideal pro crescimento de fungos e bactérias. Mesmo que seu bebê ainda não tenha dentinhos, a saúde da sua gengiva também precisa de atenção.

O ideal é que a higienização da boca do bebê seja feita a cada mamada, e pra isso use uma fralda limpa ou gaze umedecida (existem também luvas em forma de bichinhos, o que ajuda a entreter a criança nessa fase) em água filtrada ou fervida. Com o bebê posicionado de maneira confortável, enrole a fralda na ponta do dedo indicador e faça a limpeza interna e externa sem usar força, para evitar desconfortos ou irritações para o bebê.
Esse cuidado serve também para bebês que usam mamadeira, e auxiliam para evitar a chamada “cárie de mamadeira”, que ocorre principalmente pela alimentação noturna.

Tão logo, entres os 6 e 12 meses de idade, já começam a “apontar” os primeiros dentinhos, e é nessa fase que entram em cena as dedeiras de silicone que são ideais nesse momento da vida dos pequenos, pois aliviam a coceira que o nascimentos dos dentinhos causa, e ainda promovem a higienização.

E a partir do nascimento dos molares, as escovas de dente já ganham seu lugar. Lembrando sempre que devem acompanhar a faixa etária da criança (com a “cabeça” pequena e cerdas macias).

Porém, a pasta de dente só entra em cena quando seu uso se fizer necessário e for discutido com o seu dentista, que vai avaliar a necessidade e orientar a quantidade correta a se usar.

Os hábitos de higiene quanto antes introduzidos na vida dos bebês, melhor. Esses pequenos cuidados ajudam para que ele se habitue a uma rotina de higiene bucal e se familiarize com os cuidados a se tomar mais pra frente.

Portanto, não esqueçam: A SAÚDE BUCAL COMEÇA AO NASCIMENTO E É IMPORTANTÍSSIMA PARA UM SORRISO SAUDÁVEL NO FUTURO.

Beijinhos.

Dra. Kelly é formada em Odontologia pela PUCPR, apaixonada pelo que faz, por crianças, e pelo mundo blogueiro. Agora, nossa colunista de todas as terças, para nos ajudar a construir os sorrisos mais lindos de todos!

2 thoughts on “Cuidados de higiene bucal com o bebê

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *