Saúde e Alimentação

Dias quentes com bebês – O que fazer?

Decidi postar hoje por pura indignação.
Como todos sabem, já faz uns dias que estamos vivendo na “Curitiba 40º”! Tá muuuuuuuuito calor.
Bom, com esse clima absurdo tenho evitado de sair na hora do almoço, aí fico no escritório quietinha curtindo o ar condicionado. Mas hoje não foi o caso… Tinha algumas coisas pra resolver e fui bater perna na Rua XV (no Centro), eis que quase surtei com o que vi: Muitas mães passeando com bebezinhos cheios de roupas, embaixo de um sol que dava uma sensação térmica de uns 40º!!! Sem contar que algumas estavam cobrindo o bebê inteiro com uma manta (provavelmente pra “tapar” o neném do sol). Minha vontade era de pegar essas mães e dar um chacoalhão!!!!

Não tô falando que é pecado passear com o bebê só porque tá sol, mas algumas coisas são inadmissíveis!

Por isso, resolvi fazer um “Manual de Sobrevivência” pra gente pelo menos tentar aguentar esse calor!

Antes de qualquer coisa: Se for possível, evite!
Evite sair nesse calor absurdo, principalmente se for pra ir em lugares muito cheios. É mais difícil de circular com o bebê, ele fica mais irritado e tende sofrer mais.

Agora, se não der pra evitar de encarar a multidão e esse sol, seja consciente nos seguintes aspectos:

  • Evite a exposição ao sol nos horários em que ele é mais forte: das 10h as 16h (Lembrando que, como estamos no horário de verão, deve-se considerar das 11h as 17h).
  • Proteja-o: O protetor solar não é indicado para bebês menores de 6 meses, mas comecei a usar na Bellinha quando ela tinha 3 meses. Meu tio trouxe um Coppertone Baby dos EUA, e eu fui pra praia na época, e então, decidi testar. Fui passando aos poucos para verificar possíveis reações, e graças a Deus, não deu nada! Assim, sempre que está muito calor eu passo o protetor nela (Filtro 60! – e ainda acho pouco -).
    Ah, vale lembrar que não só o sol que queima hein! Atente-se ao mormaço!
    *Caso seu bebê tenha menos de 6 meses, consulte o pediatra para verificar a possibilidade de utilizar o protetor solar.
  • Deixe de lado a “pose”: Tudo bem que as roupinhas de bebê são a coisa mais linda do mundo. Mas por favor, deixe seu bebê a vontade nesse verão. Só a fraldinha já tá ótimo. Vejo muitas mães com a necessidade de “mostrar” o bebê, aí enchem de roupa, laço, meia, sapato, e blá blá blá. POR FAVOR, seu bebê é um BEBÊ, não um adulto. Deixe que ele aproveite essa fase deliciosa de ficar fresquinho, livre de qualquer incomodo! Não importa se você está em casa, ou na casa da vizinha, ou passeando na rua. Seu bebê precisa de conforto e precisa ficar fresquinho. Por isso: Nada de roupas em dias como hoje (nem que seja só um vestidinho), nem sapatos, nem mesmo faixinhas pro cabelo (além de incomodar, fazem a cabeça suar ainda mais!).
    * Pra evitar usar a mantinha para cobrir o bebê do sol, compre uma sombrinha! (Por isso chama assim, porque faz uma sombrinha rsrsrsrsrs)
  • Hidratação: Se seu bebê mama no peito, não há melhor fonte de hidratação do que o leite materno. Então, ofereça SEMPRE, a todo momento. Principalmente fora de casa (que é justamente onde muitas mães evitam, por vergonha). Agora, se seu bebê já tem mais de 6 meses e você começou a introdução alimentar, você pode (e deve) carregar sempre uma garrafinha de água mineral para oferecer ao baby (além do peito, é claro rsrsrs).

Outras dicas:

  • Refresque seu bebê sempre que possível: Se não tiver piscininha, pode ser no ofurô mesmo! rsrsrsrs
    Eu levei o ofurô em plena areia pra deixar a Bellinha fresquinha. E vou te contar: Foi só alegria!
  • Nesse calor é muito comum o bebê encher de brotoejas (bolinhas vermelhas pelo corpo), além de dar muito banho fresquinho pra ajudar a combatê-las, você pode passar o Cutisanol Gel, um creminho maravilhoso que faz milagres e não tem contra-indicações.

Bom gente, esse é meu desabafo: Mais liberdade e frescor aos nossos bebês.
Já diz a propaganda: BUMBUM QUER RESPIRAR! rsrsrsrsr

Um beijo

4 thoughts on “Dias quentes com bebês – O que fazer?

  1. Esses dias estava passeando com a minha Bellinha e ela estava só de body…de repente uma familia inteira comecou a olhar a apontar pra gente..e eu sem entender..até que vi a bebê deles..cheia de roupas e um cobertor peludo rosa..hahaha
    tadinha… tava superrr calor no dia…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *