Dicas, Rotina

Dias de sol – Principais cuidados com os bebês e crianças

principais-cuidados-com-os-bebes-e-criancas-em-dias-de-sol

Tudo bem que ainda faltam algumas semanas para o verão chegar. Mas a primavera também nos presenteia com dias de sol intenso, e por isso, achei importante compartilhar com vocês os principais cuidados que devemos ter nestes dias.

A maioria dos cuidados são iguais tanto para bebês, quanto para crianças um pouco maiores. Mas mesmo assim, separei por fases, quais as melhores formas de proteção, e as principais indicações para os dias ensolarados.

0 a 6 meses

Nesta fase, o uso de protetor solar NÃO é indicado, uma vez que a pele do bebê pode absorver o produto de forma excessiva, e não conseguir eliminar devido à imaturidade do seu sistema excretor.
Por isso, o ideal é evitar a exposição direta ao sol, e abusar de algumas proteções solares como:
– boné / chapéu
– roupas leves, mas com tecidos compactos, que não deixem ultrapassar demais os raios solares

Obs: Em alguns casos, o pediatra libera o uso de protetores, especialmente na face. Sempre com filtros físicos, e com fator de proteção (FPS) superior a 60. Mas, lembre se consultar o médico e pegar o aval.

De 6 meses a 2 anos

O uso de protetores já está liberado, mas deve-se analisar sua composição: Devem ser específicos para crianças, com proteção muito alta UVA/UVB, e que sejam oftalmologicamente testados. Afinal, as crianças não conseguem ter o mesmo controle que nós, e sempre que esfregam as mãos nos olhos podem irritá-los caso o produto não seja o adequado.

Além de manter os cuidados com o uso de chapéus e roupas leves, é importante lembrar sempre da reposição do protetor solar: Deve ser feita no máximo de 2 em 2 horas.

Para um melhor efeito, procure proteger a criança 20 minutos antes da exposição ao sol. E lembre-se: FPS 60 ainda!

proteção solar em crianças

Acima de 2 anos

Importante manter os mesmos cuidados que a indicação anterior. A unica diferença é que a partir desta idade, você deve procurar um dermatologista para lhe indicar a melhor opção para a pele da criança.

Outros pontos importantes para os dias quentes:

  • Lembre-se sempre, que não é apenas o sol que queima a pele. Os raios são invisíveis aos olhos. Por isso, mesmo que o tempo esteja nublado, mas ainda assim esteja quente, proteja seu filho da mesma forma.
  • Evite exposição ao sol entre 10h e 16h (nos locais com horário de verão: entre 11h e 17h). Pois este é o período de pico de radiação solar.
  • Tenha sempre uma garrafinha com água fresca para manter a criança hidratada. E não a espere pedir: ofereça com frequência.
  • Frutas são ótimas opções de lanchinhos em dias quentes. Sempre que puder, leve um potinho com uvas, morangos e outras frutas fáceis de petiscar.
  • Esta é época de deixar as crianças sempre fresquinhas e ainda mais confortáveis. Então, nada de exageros e fru-frus demais.
  • Nesse calor é muito comum o bebê encher de brotoejas (bolinhas vermelhas pelo corpo). Além de dar muito banho fresquinho pra ajudar a combatê-las, você pode passar o Cutisanol Gel, um creminho maravilhoso que faz milagres e não tem contra-indicações.
  • Libere a piscininha inflável. Ou para os bebês, você pode refrescá-los nos ofurôs mesmo. Basta enchê-los com água morninha/fresca.

ofuro na praia

E caso você vá curtir uma praia, vem dar uma olhada nessa lista de coisas para você não esquecer o que levar. (Clique AQUI)

Um beijo

assinatura stephanie gravidicas

 

 

4 thoughts on “Dias de sol – Principais cuidados com os bebês e crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *