Dicas, Festas e Decor

3 dicas de etiqueta para festa infantil

As festas de aniversário são feitas para comemorar o que muitas famílias passam meses se programando.

E você pode achar que festa de criança é terra sem lei. Mas existem pequenos detalhes que podem tirar todo o encanto de quem tanto esperou por esse momento.

É claro que não estamos falando de regras de etiqueta ensinando qual talher utilizar, nem nada do tipo.

Na verdade são pequenos cuidados que devemos tomar, que parecem simples, mas que nem sempre todo mundo segue.

Olha só:

Fonte: pinterest

Lembrancinhas

Festa infantil é um mar de tentações nesse quesito. Foi-se o tempo onde cada amiguinho ganhava uma sacolinha cheia de balinhas. O negócio agora vai muito além:
São inúmeras opções (muitas vezes, na mesma festa) todas personalizadas e cheias de fru-fru.
Mas, ter vários tipos não significa que você deve pegar umas 3.
A realidade ideal nesses casos, seria as pessoas receberem sua lembrancinha diretamente dos donos da festa (ou alguém que seja indicado a fazer isso no local).
Mas como isso nem sempre é possível, o mínimo a se fazer é pegar apenas UMA lembrança por família (ou por pessoa, caso seja avisado).
Afinal, isso é item contado nos eventos, e talvez pegando a mais, você pode tirar a chance de mais alguém ter algo para levar para casa.

Fonte: pinterest

Mesa principal

A mesa principal da festa normalmente é montada cheia de doces e itens diferentes, justamente para deixar a decoração ainda mais linda.
Pegar os itens que estiverem nela SEM O CONSENTIMENTO dos donos da festa, é uma atitude inadequada.
Primeiro, porque pode atrapalhar nas fotos (lembrando que essa mesa faz parte da decoração)
E segundo, porque tem hora para tudo.
Então é sempre bom levar as crianças já instruídas a NÃO MEXEREM e a ESPERAREM o momento certo.
EDIT: Uma dica importante para os donos da festa: deixar um cantinho com docinhos livres para as crianças. Pois não ha nada mais cruel do que esperar os parabéns para poder comer o brigadeiro, não é?! Então não custa nada separar um espaço para aliviar a ansiedade.

Fonte: pinterest

Cuidado com as crianças

Ir a uma festa infantil não significa as crianças poderão ficar a solta e deixarão de ser responsabilidade dos pais.
É extremamente importante ficar de olho nas atitudes do filho (e também das atitudes dos outros com ele), e cuidar para que nada de inconveniente aconteça justamente porque você o deixou fazer de tudo.
Segurar as crianças nos momentos adequados (na hora do parabéns ou de alguma coisa diferenciada que possa acontecer no evento – uma apresentação, por exemplo), também é item indispensável na lista.
A diversão sempre é programada para todos, mas o aniversariante precisa de momentos exclusivamente seus, afinal, é seu dia.

DICA EXTRA DE LEITOR:

CONVIDADO NÃO CONVIDA.

Então, nada de levar pessoas que não estejam incluídas no convite. Independente se é criança ou adulto, no mínimo, pergunte antes. Mas ainda assim, isso pode causar um transtorno para os donos da festa. Afina, como já disse ali em cima, todas as coisas são programadas contando com o número de CON-VI-DA-DOS. Um a mais aqui, e outro ali, podem sim, interferir!

Devemos prestigiar esses momentos sempre com empatia. Então antes de tomar qualquer atitude, é sempre bom se perguntar “eu ficaria contente se fizessem isso em um evento meu?”.

Sei que às vezes algumas coisas acontecem sem nem percebermos. Eu mesma, já cometi algumas gafes e  só depois parei para analisar como aquela situação não deveria ter acontecido.

Agora me conte: Você já parou para pensar nesses pequenos detalhes também?

Um beijo,

1 thought on “3 dicas de etiqueta para festa infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *