Dicas, Saúde e Alimentação

Dicas de segurança no trajeto – Volta as aulas

O calendário escolar está oficialmente aberto em todo o país. E com a quebra de rotina das férias, é sempre bom relembrar alguns pontos importantes para manter a segurança e bem estar dos pequenos.

Alguns detalhes podem parecer bobos, mas são capazes de mudar um destino inteiro. Por isso separei algumas dicas de segurança para que a quebra da antiga rotina de férias, não pegue todos de surpresa.

CARRO

Se o deslocamento até a escolinha é feita de carro, então é importante estar sempre atento aos seguintes pontos:

  • Cadeirinha ou assento de elevação
    Utilizar o item adequado a idade, sempre conferindo se as peças estão em boas condições e bem presas. De nada adianta colocar a criança na cadeirinha e deixá-la sem cinto. É PRECISO PRENDER A CRIANÇA DA FORMA CORRETA, inclusive para que ela não possa soltar-se sozinha.
  • Visão
    A mudança de rotina pode causar alguns esquecimentos, especialmente devido a imensa carga mental que enfrentamos ultimamente. Por isso, procure deixar a criança na diagonal do motorista (se o cinto para prender o item for de três pontos, claro). Isso fará com a criança fique no ponto de visão adequado.
    É possível também colocar alguns “lembretes” espalhados pelo carro, como um fraldinha amarrada no volante. Assim, o peso das responsabilidades não interferirá nos afazeres do dia (incluindo: deixar a criança na escola)
  • Portas
    Ativar as travas internas das portas do carro é item obrigatório a se fazer. Além de priorizar o fechamento das mesmas como primeira coisa a se fazer ao entrarem no veículo. Antes de colocar o cinto, antes de ligar o carro, TRAVE AS PORTAS. Isso poderá evitar furtos e até mesmos sequestros.

VAN / ÔNIBUS ESCOLAR

Claro que ninguém deixa os filhos nas mãos de qualquer pessoa. Mas é essencial irmos atrás de indicações coerentes e informações importantes sobre estes prestadores de serviço, como:

  • Estado do veículo
    – Todos os assentos possuem cinto de segurança e estão em boas condições?
    – Há travas nas janelas e portas?
  • Número de funcionários
    É preciso que cada veículo tenha auxiliares para determinado número de crianças. Não basta só o motorista. Auxiliares são necessários para manterem a ordem durante o trajeto, e especialmente para conduzirem os pequenos até a porta de suas casas e escola em segurança.
  • Documentação
    É importante verificar se os documentos do veículo e do motorista estão em dia.

OUTROS MEIOS

Se a criança vai a pé, ou de ônibus de linha acompanhada de um adulto responsável, as dicas são praticamente as mesmas:

NÃO DEIXAR OS PEQUENOS SOZINHOS, nem por um segundo sequer. Sempre instruí-los a andar de mãos dadas para que permaneçam junto com o responsável.
E claro: O adulto que o acompanha deve estar atento a tudo. Nada de celular durante o trajeto!

Tudo o que pudermos fazer para evitar riscos, deve ser feito. Melhor o excesso de cuidado do que o arrependimento por não ter tomado uma pequena atitude de precaução.

Com a vida não se brinca.

Leita também: Item de distração para crianças em automóveis pode ser um perigo!

Um beijo,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *