Beleza e Autoestima, Rotina

10 dicas para melhorar a autoestima

Já faz um tempo que voltei a me reconhecer e a me sentir bem, desde que me tornei mãe.

Cheguei a comentar em um post (esse AQUI) sobre a plenitude e o amor próprio que eu pensei que nunca mais sentiria.

E é claro que, de lá pra cá, já passei por muitos altos e baixos todas as vezes que me olhei no espelho.

Mas, mais uma vez, estou naquele ápice de felicidade narcisista, e notei que parei de me incomodar com coisas que antes acabavam com meu dia. Se não era meu corpo, era meu rosto ‘nu’ que me desagradava e me fazia quase chorar.

Essa sensação de estar bem, independente da balança e do tempo que tive no dia para me maquiar, me fez analisar mais a fundo sobre as atitudes que tenho nesses períodos melhores.

É inevitável assumir que a vida de mãe nos faz mudar hábitos, o tempo que podemos dispor para nós mesmas, e a forma como encaramos o espelho.

A praticidade precisa ganhar o maior espaço, antes da vaidade. E cuidar do interior mais importante do que saber mil truques de maquiagem.
Porque a gente libera um brilho a mais quando finalmente abraçamos o nosso ‘eu’ verdadeiro. Sem culpas, cobranças absurdas e sem levar como base o ‘padrão’ do mundo.

Pensando nas coisas que me fizeram sentir bem como tenho me sentido, separei 10 atitudes importantes para elevar a autoestima:

  1. Evite pessoas negativas

    Porque definitivamente o mau humor é contagiante.

  2. Procure qualidades, e não defeitos

    O cabelo está ruim hoje? Mas e esse rosto que amanheceu sem olheiras, não vale uma pitada de felicidade também?

  3. Prefira soluções, ao invés do comodismo

    E se o cabelo realmente está incomodando, o que eu posso fazer para mudar?

  4. Não tenha medo de mudanças

    Elas podem ser a solução para o que tanto nos incomoda. E se não acontecerem como esperávamos, pelo menos vale a ideia de que ‘nada é para sempre’

  5. Procure inspirações reais e trace metas alcançáveis

    Não adianta criar metas impossíveis, pois a frustração levará todo e qualquer esforço já feito, para o ralo. Quer perder 10kg? Então que tal começar se esforçando para diminuir 2? Toda vitória funciona como combustível para continuarmos no caminho, então melhor seguir com pequenos acertos, ao invés de grandes fracassos.

  6. Entenda que feito é melhor do que perfeito

    Não dizem que uma longa jornada começa com um passo? Então! Melhor tentar do que não fazer nunca.

  7. Coloque-se na agenda

    Sei que é muito difícil dedicarmos o tempo que gostaríamos para o cuidado próprio. Mas isso não pode se tornar algo impossível. Por isso: coloque seu nome na sua agenda de atividades. Reserve o tempo que puder para fazer algo que lhe dê prazer. Nem que isso seja apenas um banho mais demorado que o normal.

  8. Estude-se

    Conheça seu corpo, rosto… Veja seu melhor ângulo, qual maquiagem você se sente bem. Isso te ajudará a encontrar meios e novas formas de sentir-se bem. (E não se esqueça dos itens 2 e 3)

  9. Faça por você

    Porque a autoestima é SUA, e só você pode comandar o direcionamento que ela toma. O amor próprio só pode existir se você permitir.

  10. Não ceda aos dias ruins

    Porque eles não deixarão de existir. E você tem todo direito de tê-los… Mas mesmo nas horas difíceis, não jogue para o alto tudo o que você já conseguiu melhorar.

Obs.: Deixei registrado aqui porque sei que posso precisar relembrar desses itens futuramente. E tudo bem se isso acontecer, o importante é ter a certeza que nunca é tarde para começar (ou recomeçar) a trabalhar o amor próprio .

Um beijo (cheio de confiança),

2 thoughts on “10 dicas para melhorar a autoestima

  1. Ste,

    Sensacional! Pensa exatamente assim como você escreveu, e ter essas atitudes tem mudado muito meu jeito de ser!!! Você arrasa nos post, adoro muito!!! Obrigada por escrever e passar sentimentos através de palavras!!! Você é linda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *