Rotina

Frio e as crianças: Check list de coisas importantes

inverno-criancas-frio-dicas

E o inverno chegou!!!! E como ele vem aquela mudança climática quase traumatizande. Com o ‘choque térmico’ às vezes acabamos esquecendo de pequenos detalhes importantes para sobrevivermos a nova rotina em novas temperaturas.

Pois bem, se no verão é imprescindível ficar atenda a hidratação da criança e proteção solar, o inverno tem uma lista ainda maior de coisas que precisamos cuidar (mesmo que algumas a gente esqueça de vez em quando), ou que podemos fazer para amenizar alguns danos.

Como ultimamente a sensação térmica aqui é como estar afundando no Titanic, estou submetendo a Bellinha a cuidados super rigorosos, já que não basta apenas agasalhar a baixinha com 10 peças de roupa + acessórios.

Quer saber o que nós fazemos por aqui para manter os cuidados em dia? Olha só:

Pele

hidratar-pele-crianca
Por mais que as crianças tenham aquele aspecto super macio, a pele delas pode ressecar sim! E muito. E nós não queremos que aquele rostinho ‘bumbum-de-neném’ suma, não é mesmo?
Então, procure um hidratante infantil que lhe agrade (aqui usamos o da Marca Bebê Natureza) e passe-o sempre após o banho, do nariz a pontinha do pé. (Espere uns 5 minutos para hidratar. Aqui ela fica emboladinha nas cobertas e daí vamos hidratando por partes)

Lábios

boca-crianca-bico
Outra parte do corpo que é preciso hidratar constantemente são os lábios. Para os bebês, o próprio leite materno faz esse trabalho. Mas para os maiorzinhos, como a Bellinha, foi preciso aderir a famosa ‘manteiga de cacau’, mas das puras! Outro ponto importante é evitar que a criança fique lambendo os lábios, pois isso pode piorar a situação.

Hora do banho

banho-inverno-crianca
Essa parte é um pouco mais complicada, já que é uma tortura tirar a roupa e fazê-los entrar, mas ainda mais difícil convencê-los a sair depois do corpo quentinho debaixo d’água. Mas o ideal é preparar o banheiro alguns minutos antes com algum aquecedor. Controle bem a temperatura da água e tome muito cuidado para que ela não fique quente demais. Por mais que o corpo se acostume com o calor do ambiente, isso pode acabar prejudicando a camada manto-lipídica cutânea, que é responsável pela hidratação. (Sem contar que também abre demais os poros e pode causar urticárias). Se puder secar e vestir seu filho ainda dentro do banheiro, ótimo. Senão, minutos antes desligue o aquecedor e envolva-o bem na toalha e leve-o para um ambiente com a temperatura não muito diferente da que você saiu. (As alterações bruscas de temperatura podem fazer muito mal a saúde).

Circulação de ar nos ambientes

purificador-vivenso-ar
Com a chegada do frio intenso acabamos sem vontade (ou coragem) de abrir as janelas para deixar o arcircular. Os riscos em ambientes que não são nosso lar já são super conhecidos (como dentro dos ônibus, por exemplo. Onde o perigo de deixar as janelas fechadas vai de contaminação por vírus e outras coisas mais). Mas você sabia que mesmo dentro da nossa própria casa, sem a entrada de nenhum desconhecido, é perigoso não deixar o ar circular?
A primeira dica é que afaste as camas de perto das janelas e deixe SEMPRE aberta, nem que seja só uma frestinha bem pequena (não pode chegar àquele ponto de embaçar os vidros do quarto).
Se você não tem essa opção, então sua solução pode estar em um purificar super power, como o Vivenso, por exemplo. Mas mesmo com ele, é ideal aproveitar para renovar os ares todas as vezes que você sair de casa.

Hora de dormir

cricanca-dormindo-inverno
Por aqui, temos umas 7 cobertas para a Bellinha, mas ela não pára quieta com nenhuma. Por isso, precisamos colocar algumas camadas de roupa para dormirmos tranquilos (e ela sem frio). Nada de pijamas fininhos e escolhidos pela estampa (embora eu tenha visto umas indicações super fofinhas e quentinhas para adultos, então pra criança deve ter bem mais). Se precisar: coloque meia calça para dormir também, e abuse daquele moletom fofinho (e sem touca).
Uma outra ideia para a criança não se descobrir, são os SACOS DE DORMIR, que acabam a prendendo, e ainda evitam sufocamento.
Ps: Falando em sufocamento, muito cuidado com a quantidade e o peso do que você usará para cobrir seu pequeno. Prefira colocar mais roupas, do que mais cobertores. Isso pode ser um perigo.

Hora de agasalhar

acessorio-inverno-protetor-orelha-crianca
Que a gente consegue colocar nas crianças 6 blusas, 3 calças e 2 meias, a gente consegue. Mas o que garante que toda essa proteção será mantida já que eles não param quietos?
Bom, começando pela escolha de agasalhos difíceis de tirar, você também deve ficar atenta se não está exagerando. Vista na criança a mesma quantidade de peças que você está vestindo + 1 (essa é a regra que sempre utilizei com a Bellinha: a comparação do meu calor/frio, com o dela. Então, a ideia é sempre colocar 1 peça ou nível a mais do que os adultos estão usando. Mas também esse “+1” não pode ser um casaco de lã, tá? É uma peça a mais, só que das leves (uma manga comprida básica, por exemplo).

Alimentação

2016-06-17 11.56.11 1
Que o frio desperta na gente uma vontade louca de comer mais, isso é neh?! Por isso é importante tomar bastante cuidado com os lanchinhos fora de hora do seu filho. Deixe a vista sempre coisas saudáveis, afinal, a alimentação dele depende do que você oferece.
Aproveite para preparar sopas cheias de legumes e bem cremosas, chás, e claro: ÁGUA. Principalmente porque a sede não é a mesma do verão, mas ainda assim é preciso hidratar muito bem.

Complicadinho, mas pensem que o frio não é pra sempre. Daqui a pouco já estaremos desesperadas com o calor intenso e assim a vida segue, nao é mesmo?

Têm algo indispensável por aí também, que acabei não colocando na lista?

Me conta.

Um beijo

Assinatura Stephanie Gravidicas

Ps: Todas as fotos desta postagem são autorais. Favor não compartilhar sem autorização.

 

5 thoughts on “Frio e as crianças: Check list de coisas importantes

  1. Oi Ste, então aqui em casa por mais hidratada que esteja a pele da Yasmim no rosto, mais precisamente nas bochechas, sempre apresentam uma vermelhidão, queimadura de frio, o que tenho feito sempre é passar bepantol pomada aquela de assadura no rosto e isto tem resolvido nosso problema. Adorei as dicas.

  2. Sobre as dicas, e todo o conteúdo nem preciso falar né… mas eu to amando como tem mudado a estrutura dos seus post, intercalando com fotos, e quantas fotos lindas. AMEI.

    Parabéns guria, parabéns mesmo.

    <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *