Saúde e Alimentação

O nascimento dos primeiros dentinhos

Oi gente! 

Que mãe nunca perdeu uma noite de sono tentando acalmar seu bebê por conta do desconforto que o nascimento dos primeiros dentinhos causa? Pois é! O evento do nascimento dos primeiros dentes geralmente vem acompanhado de uma série de situações e novidades. Em um dia você tem um belo sorrisinho banguela, e no outro já começam a apontar os branquinhos na gengiva.

É por volta do sexto mês que tudo começa a acontecer! 

Os incisivos centrais inferiores apontam na gengiva, logo em seguida deles os incisivos centrais superiores, e por ai vai…
Por volta dos três anos de idade a criança já deve ter completado essa fase tendo assim, 20 dentinhos de leite (10 superiores e 10 inferiores). Porém, não há motivo pra pânico se por acaso no primeiro ano de vida seu filho ainda não tiver nenhum dentinho, é normal um atraso de até oito meses no caso dos mais preguiçosos.

Acompanhando essa novidade, como eu disse, vem muitas situações. A irritabilidade do bebê fica notória, a salivação excessiva,  inchaço nas gengivas, dificuldades para dormir, diminuição no apetite e muitos apresentam sintomas de resfriado, febre e até diarreia. As opiniões divergem em relação aos sintomas de resfriado, febre e diarreia. Alguns dizem que não há ligação entre eles e a erupção dos dentes, outros que o fato da criança estar em uma fase em que tudo se leva a boca favorece a aparição desses sintomas. Vale ficar de olho e levar ao pediatra se julgar necessário! 

Mas nem todas as crianças passam por esses sintomas, porém a maioria sim, então vale ter cartas na manga pra driblar essas situações.Para aliviar o desconforto e a coceira das gengivas do seu bebê ofereça mordedores, que pode passar uns minutinhos na geladeira antes de ser dado a criança, afinal, o gelo é um anestésico natural, e o mordedor geladinho vai aliviar e muito. 


Alimentos mais frios também valem, assim como a introdução de alimentos mais sólidos, que além de massagear a gengiva vão estimular a mastigação.

Outro método simples para o alívio do desconforto nas gengivas, é massagear com o dedo. Com o dedo indicador bem limpinho, massageie a região dos dentinhos por um tempo, o bebê vai ficar mais calmo e aliviado.
 
Pomadas e géis anestésicos específicos (nenê dent, por exemplo) também ajudam, pois tem uma ação anestésica local, mas tem um efeito curto, portanto o bebê pode voltar a reclamar. 
 
E se nada disso funcionar pode se lançar mão dos analgésicos tradicionais (via oral), mas com receita médica e de acordo com as características de peso e idade do bebê.
 
E lembrem sempre que os dentinhos de leite servem como guia para o posicionamento dos dentes permanentes, além de auxiliar no desenvolvimento da mastigação e da fala, então merecem atenção e higiene adequadas desde seu aparecimento ok? 
(Lembre sobre os cuidados de higiene bucal AQUI)
 
 
Beijinhos e até a próxima

Dra. Kelly é formada em Odontologia pela PUCPR, apaixonada pelo que faz, por crianças, e pelo mundo blogueiro. Agora, nossa colunista de todas as terças, para nos ajudar a construir os sorrisos mais lindos de todos!

2 thoughts on “O nascimento dos primeiros dentinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *