Dicas

O que é o Método Montessori?

o-que-e-o-metodo-montessori

O final do ano está chegando, e isso quer dizer que: é hora de fazer a matrícula (ou rematrícula) da cria para 2017.

Por isso, resolvi falar sobre o método de ensino que ganhou meu coração (embora a escolinha da Bellinha não o utilize), e o qual eu acredito com todo meu coração:

O MÉTODO MONTESSORI. Que foi idealizado e criado por Maria Montessori, médica e pedagoga que se dedicou a revolucionar a criação dos pequenos.

Sua prática, suas teorias e os seus materiais didáticos estão voltados à compreensão de que cada criança tem sua fase, e seu momento. A ideia principal é que a educação deve ser desenvolvida com base na evolução da criança, aproveitando cada momento da vida, a partir dos perfis gerais de possibilidade de aprendizado por faixa etária.

O método possui seis pilares educacionais, sendo eles:

Autoeducação:
Que acredita na capacidade da criança aprender instintivamente. E aproveitando a vontade dos pequenos de conhecer o mundo, até mesmo os ambientes são preparados para instigar a curiosidade, respeitando seu ritmo, e suas vontades.

Adulto Preparado:
O nome dado é quem se prepara para auxiliar a criança a evoluit, ciente de todas as fases científicas do desenvolvimento infantil, dando todo suporte e tratamento adequados.

Ambiente preparado:
O local onde a criança desenvolve sua autonomia, e exerce a liberdade de aprender. São lugares preparados para atender às necessidades biológicas e psicológicas de cada criança.

classroom-span

Criança Equilibrada:
Diz-se sobre a criança que está em seu desenvolvimento natural.

Educação como ciência: 
No método Montessori, o professor utiliza o método científico de observações, para compreender melhor a forma de ensinar cada criança.

Educação Cósmica:
Este princípio trata da forma como o educador deve levar o conhecimento à criança: sempre de forma organizada. Mostrando que tudo no universo tem seu propósito.

Para que tudo aconteça em sintonia, é preciso compreender a criança e estar atento aos sinais que ela oferece. Especialmente os “períodos sensíveis”, que segundo Maria Montessori “são blocos geneticamente programados de tempo, durante os quais a criança está especialmente ansiosa e capaz de dominar certas tarefas”.

Estes impulsos interiores acontecem de 0 a 6 anos e seguem a linha:

De 0 a 1 ano: Movimento
De 0 a 6 anos: Linguagem
De 0 a 6 anos: Pequenos Detalhes
De 2 a 4 anos: Ordem/Organização
De 2 a 6 anos: Música e Ritmo
De 1½ a 3 anos: Desfralde
De 2 a 6 anos: Gratidão e cortesia
De 2 a 6 anos: Refinamento dos sentidos
De 3 a 4 anos: Escrita
De 3 a 5 anos: Leitura
De 4 a 6 anos: Relação Espacial
De 4 a 6 anos: Matemática

metodo montessori - periodos sensíveis

Segundo Maria Montessori, toda criança dentro desse período (de 0 a 6 anos) tem a capacidade de absorver naturalmente tudo o que está a sua volta. Por isso é importante respeitar seu ritmo, seu processo natural, e preparar um ambiente propício de aprendizado.

E a melhor parte deste método é que ele é envolvido com muito amor, e sempre pensando na felicidade e bem estar da criança.

Demais né?!

Como não consegui colocar a Bellinha em uma escola que utilize este método, procuro estudar constantemente sobre o assunto, para proporcionar a ela, mesmo que dentro de casa, um ambiente propício e fazer atividades adequadas. Inclusive, já fizemos até um vídeo e post mostrando o POTE DA CALMA, inspirado no Método Montessori.

Se você gostou, ou já tinha interesse neste método de ensino, me conta nos comentários para continuarmos falando mais sobre o assunto. Vai ser ótimo poder compartilhar ainda mais sobre algo que eu vejo o quanto faz bem. 

Um beijo

Assinatura Stephanie Gravidicas

 

 

2 thoughts on “O que é o Método Montessori?

  1. Ste, achei incrível este post. Conheci esse método através de você, pelo DIY do pote, e me encantei pela forma como ele trabalha a cognição e percepção de mundo pelas crianças. Alías, já estamos vivendo num era de auto-conhecimento, e ache digno isso também ser tocado no universo de mães e filhos. Com certeza vou querer aplicar quando for mãe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *