A amamentação é a única coisa que ninguém pode fazer por você. Mas isso não quer dizer que o resto do mundo deva te deixar lá, sem nenhum tipo de amparo.
Cada dia que passa eu vejo que a sobrecarga nas mães se dá especialmente na fase da amamentação, pois é quando o bebê mais exige delas fisicamente, e emocionalmente.
Por motivos óbvios, uma mãe que amamenta não pode simplesmente passar a bola (ou a teta) para outra pessoa nessa situação. Mas o apoio pode vir de diversas formas, e deve acontecer diariamente pelo bem da saúde da mulher, e do bebê (afinal, o estresse é um vilão na amamentação, já que seus hormônios são capazes de inibir a ação da prolactina -produção do leite- e da ocitocina -descida do leite-).
O pai pode (e deve) ser um aliado (Vou abrir um parênteses aqui e acrescentar que você pode substituir a palavra “pai”, por outra pessoa que viva com você – sua mãe, irmã, amiga…)!
Então, pai, olha só como você pode ajudar a mãe amamentando:
1. Faça o trajeto até o colo
Você já pode facilitar a tarefa levando o bebê até o colo da mãe. Porque as pessoas não imaginam, mas é super complicado ter que se preparar já com a criança nos braços. Ajeitar a blusa e o sutiã com as mãos livres já evita uma pequena crise de estresse. (E preparem-se, normalmente os bebês ficam furiosos quando estão com fome. Amanse a fera até chegar no colo final)
2. Seja o garçom (no bom sentido)
Leve um copo grande e cheio de água fresquinha para que a mãe possa beber enquanto amamenta. Só quem vive, entende como amamentar dá uma sede descomunal (inclusive, esse fato deveria ter entrado para as coisas loucas da amamentação -clique AQUI-). Isso com certeza será um agrado e tanto!
Ps: reponha o líquido quantas vezes for necessário e não se assuste se ela “secar” uma garrafa de 1,5l a cada mamada.
3. Seja o Chef
Ha quem não acredite, mas eu sou prova viva que amamentar também dá fome! Então ter um lanchinho já preparado para saborear durante ou após a mamada, é um mimo que pode salvar a sanidade de uma mãe. Juro!
4. Ajeite o ambiente
Não há nada pior do que sentir-se desconfortável durante a amamentação. Por isso, pergunte se ha algo que você possa fazer para que a mãe fique mais confortável: seja ajeitando travesseiros embaixo dos braços, ou desligando a luz do local.
5. Auxilie depois
O trabalho não acaba assim que o bebê termina de mamar… É preciso fazer arrotar! Por isso, ajude-a com essa parte, especialmente se ela ficou muito tempo amamentando. Assim, a mãe poderá ir ao banheiro e fazer algo que queira após longos minutos na função. Disponha seu colo para o bebê, e depois para ela também!
Todo apoio é bem vindo. Todo auxílio é necessário.
É preciso voltar os olhos para quem mais precisa de atenção no momento: a mãe. Pois o bebê com certeza já recebe todo o amor do mundo. Não vamos esquecer de quem dá diariamente o seu melhor para que tudo fique bem.
(Ah, e se quiser mais 5 diquinhas do que você pode fazer por uma recém parida, é só clicar AQUI)
(E mãe… Antes que ele responda que não pode fazer nada, imprime essa lista aqui e cola na geladeira de casa!)
Um beijo,
Tive muita sorte maridão ajudou muito nessa fase nada fácil. Tivemos muito apoio e como ajuda a mãe ter alguém do nosso lado nessas horas.
Que demais, adorei esse post! Claro que quanto mais o pai estiver presente, as tarefas ficam melhores divididas e ninguém sofre. Fora que esse baby só tem a ganhar uma família mais unida assim!
Texto PERFEITO!
Uma menina que trabalha comigo sempre tá fazendo tudo sozinha pq o namorado tá sempre cansado. Pensa na minha indignação?
O pai do meu filho vai me ajudar até me carregando no colo até a cama <3 HAHAHAHAHA
Bora botar os papais para participar de tudo. 🙂
Ste, não sabia disso que amamentar dá muita sede! hahah vivendo e aprendendo… Talvez nessa fase da minha vida eu beba água, porque agora consigo sobreviver com um copo por dia!
Ah, e acho necessário essa ajuda por parte de pai (e onde digo ajuda leia-se obrigação! rs)
Adorei demais! Já vou mostrar pro meu namorido o que ele pode fazer enquanto eu amamento nosso futuro baby
hahahha adorei a “Amanse a fera até chegar no colo final” kkkkk
tem como ajudar de diversas formas, basta ter boa vontade e bom senso 🙂
Boas dicas, Ste. Super necessária a ajuda dos pais, mas algumas vezes não enxergam bem onde podem ajudar.