Dicas, Festas e Decor

Programando a festa: Quem devo convidar?

Quer situação mais complicada do que montar a lista de convidados de uma festa?

Se você, assim como eu, tem o coração mole e tem receio de magoar as pessoas por não convidá-las, você entende perfeitamente meu desespero.

Mas com mais uma festa se aproximando, e custos e mais custos aparecendo, desta vez decidi fazer diferente. E decidi ter consideração com a minha dedicação (e meu bolso), e não apenas com as pessoas. Afinal, nessas horas todo mundo reaparece e finge ser seu melhor amigo da vida. Mas é preciso ter cuidado: pode ser uma armadilha.

E eu vou te ajudar a entender isso!

Bom, como tudo na vida, você precisa dar o primeiro passo. Então, inicie a lista com as pessoas que não podem faltar de jeito nenhum (sim, muita gente não deixa dúvidas que merece comemorar com vocês).

E então, chegaremos naquele impasse: das pessoas que não fazemos ideia se precisam (ou merecem) ser convidadas. Algumas vezes são da própria família, ou amigos de longa data… Mas ainda assim, não são tão presentes quanto os principais da lista. Então será preciso fazer alguns questionamentos sobre esses possíveis convidados:

1. É membro da família ou amigo, sempre te convida para as festas, e mesmo não tendo contato muito frequente, faz o possível para comparecer quando é convidado? Então MERECE O CONVITE

2. É membro da família ou amigo, nem sequer pergunta como você ou sua família estão, e sempre te dá os canos nas festas? GUARDE O CONVITE PRA OUTRA PESSOA!

3. É seu colega de trabalho e vocês têm uma amizade fora deste ambiente, além desta pessoa demonstrar carinho por sua família… PODE CONVIDAR.

4. É amigo de longa data, mas no último ano você perdeu totalmente o contato, tanto que esta pessoa mal sabe o que se passa na sua vida atualmente? NÃO VALE O CONVITE.

5. É amigo de longa data, e mesmo que vocês não se vejam ha um tempo, procuram manter contato frequente, e essa pessoa tornará sua festa mais alegre… Aí sim, PODE CONVIDAR.

6. Entrou para a lista negra na festa passada? (leia a respeito mais para baixo) ENTÃO É MELHOR NÃO ARRISCAR.

É muito importante lembrar quem esteve com você nos últimos tempos, não apenas presencialmente, mas quem procurou manter contato mesmo sendo apenas pelas redes sociais (a internet está aí pra isso!).

Temos o costume de achar que só porque já fomos amigos de algumas pessoas em determinada época, teremos obrigação eterna de convidá-los para tudo. Familiaridade também não nos obriga a nada.

As pessoas precisam entender que festas custam (e não é pouco), e o intuito é celebrar justamente com aqueles que fazem dos seus dias os mais especiais.

Tratando-se de festa de filho então, o cuidado deve ser dobrado: Precisamos pensar no bem estar e diversão DA CRIANÇA como objetivo principal da festa. Então convidar aquela tia distante que nem sabe direito o nome do aniversariante não faz sentido nenhum. Mais vale ter um amiguinho da escola com seus pais, do que pessoas convidadas apenas por “educação”.

E a lista de bons convidados não pára por aí: No dia da festa ainda teremos mais uma noção de quem realmente se importa com a gente. Por isso eu costumo ter em mente sempre uma LISTA NEGRA de pessoas que:

  • Foram convidadas, confirmaram presença e não compareceram sem nenhum motivo sério (ou real)
  • Foram convidadas e não fizeram questão nenhuma de comparecer (mais uma vez, sem nenhum motivo aparentemente plausível)
  • Compareceram, mas fizeram algo desagradável em algum momento.
  • Compareceram, e você ficou sabendo que falaram mal da festa (ok, ninguém é obrigado a amar tudo, mas respeitar o esforço dos evolvidos é o mínimo né?!)

Ufa, acho que é isso. No fim das contas, o importante é ficar tranquilo com as decisões tomadas. As pessoas que mais importam com certeza estarão no topo da lista. E as que precisaram passar pelo questionário é porque estão, no mínimo, já um pouco ausentes… Então nem tem porque esquentar muito a cabeça, né?!

Um beijo,

 

1 thought on “Programando a festa: Quem devo convidar?

  1. Aiii me ajudou muitoooooooooo!!

    to fazendo hoje a lista do aniver da Clara de 1 ano, to pensando seriamente nesta lista negra……..

    bjoo obrigada pelas dicas. hoje e sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *