Puerpério: 5 coisas que você pode fazer por uma mãe

puerpério-mae-recem-parida-dicas

O puerpério é um assunto delicado, já que só entende a sua intensidade quem o vive.

É comum que, ao nascer um bebê, todos os olhares fiquem voltados para ele. Mas é importante lembrarmos sempre da mãe.

Se você não sabe por onde começar, fiz uma lisitinha de 5 coisas legais que você pode fazer para uma mãe recém-parida.

Olha só:

1. Olhe para ela ao entrar na casa

É muito comum a gente chegar e já ir correndo ver o mais novo membro da família, mas… E a mãe? Você foi gentil e perguntou como ela está? Notou que ela também está ali? (Elogios soltos também fazem um bem danado)

2. Converse

Uma mulher que acabou de ganhar um bebê e está num ritmo frenético em casa com tudo que ha de novo, precisa desabafar. Então, escute-a. Converse. Entenda, e NÃO julgue. Pode ser que ela fale só as coisas bonitas, mas ela também pode estar precisando ‘reclamar’ um pouco e é normal. Se ela optou por fazer isso com você, é porque confia. Então seja um bom ouvinte/amigo.

3. Dê presentes

É claro que você provavelmente se empolgou e comprou um mimo super fofo para o recém nascido. Mas que tal levar um agradinho para a mãe também?! Nao precisa ser nada exagerado… Às vezes um creme corporal, ou uma bijuteria bonita. Itens que ajudem a levantar a auto estima, já que nesse período ficamos super ‘paradas’ pela falta de tempo e pelo cansaço.

4. Leve comida

Não precisa ser um jantar completo, mas se você for no final da tarde, por exemplo, que tal levar um pão quentinho e um requeijão gostoso para comerem juntos? Além de tirar a obrigação da mãe em lhe servir (já que é visita), ainda pode estar levando a ela a sensação deliciosa que é comer algo comprado. Mimos como: bolos, tortas e etc. também são muito bem vindos.

5. Não seja inconveniente

Uma regra básica para se visitar uma família ‘nova’ é sempre perguntar antes se a data e horário em que deseja vê-los é conveniente. E não é só porque o bebê pode estar dormindo ou porque todos podem estar muito cansados. Vale lembrar que receber visitar em casa inclui o famoso ‘fazer sala’, e para isso, muita gente gosta de ser anfitrião com a casa arrumada e o cabelo penteado. Infelizmente isso não é o que você vai encontrar na casa de uma mãe recém-parida. Por isso, se você não é super íntimo da família, espere as coisas normalizarem ou vá apenas se for convidado.
É desesperador estar com um bebê recém-nascido e ainda se sentir na obrigação de tirar o pijama e dar uma ajeitadinha na casa.

Às vezes esquecemos que pequenos detalhes podem fazer uma super diferença. Embora as mães sintam uma felicidade imensa quando os filhos são mimados, ainda assim, é sempre bom continuar sendo notada, não é mesmo?

Um beijo,

Assinatura Stephanie Gravidicas

 

 

4 Replies to “Puerpério: 5 coisas que você pode fazer por uma mãe

  1. Nossa, Sté! não deve ser uma fase nada fácil! por mais que você ame de paixão o seu bebê esse sentimento deve aparecer mesmo..Vou lembrar sempre dessas mamães! Valeu pela dica 😉

  2. Ste, acho o maximo suas dicas. A gente tem mania de ir correndo ver a criança, mas gente, a mae veio antes então nada mais justo né..a crianca nem tem ideia da nossa babação em cima dela, entao melhor e mais sensato dar a primeira atencao a mae. todas as outras dicas tambem sao otimas, vou adorar assim que for visitar uma amiga que em breve nascera a filhilha dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *