Segurança doméstica: cuidados que todos pais devem tomar

Se você já tem filhos, sabe bem disso – e se está esperando seu primeiro bebê, irá descobrir com o tempo: as crianças adoram explorar o mundo à sua volta e, muitas vezes, mesmo os recantos (e os objetos) mais inofensivos da casa podem esconder riscos para os pequenos.

Pensando nisso, reuni algumas dicas essenciais para ajudar a manter seus filhos longe dos acidentes domésticos! Vamos por partes:

Banheiro

Água deve ser sinônimo de alerta para qualquer papai ou mamãe. Portanto, lembre-se de sempre fechar a tampa da privada e se certificar que tanto a privada quanto a pia (ou banheira) estão desentupidas.

Caso houver um entupimento, veja aqui como desentupir pia e evitar um chão escorregadio, o perigo de consumo de água suja, ou até mesmo de afogamento.

Quando for dar banho ou lavar as mãos das crianças, sempre teste a temperatura da água primeiro na sua própria mão.

Cozinha

A cozinha é uma das áreas mais perigosas da casa. Cada gaveta, armário ou pequeno eletrodoméstico deve ser tido em conta e protegido à prova dos pequenos curiosos. Fique de olho:

• Mantenha pratos, garfos e facas fora do alcance das crianças. Nos primeiros anos do seu bebê, utilize materiais resistentes para fechar os armários onde guarda a sua louça e talheres.
• Não deixe as crianças desacompanhadas na cozinha, principalmente quando o fogão ou chaleira estiverem sendo usados. No caso do fogão, cozinhe sempre com os cabos da panela para dentro.
• Outra dica essencial é guardar seus produtos de limpeza e lavanderia num local bem fechado e longe das mãozinhas dos exploradores.

Áreas externas

Seja na garagem, pátio ou jardim, existem diversos riscos que você pode evitar. Veja algumas maneiras de prevenir acidentes nas áreas externas:

• Sempre tranque as portas do carro e mantenha a chave em local seguro.
• Nunca deixe as crianças desacompanhadas perto ou dentro da piscina. Instale portões ou cercas especiais para controlar o acesso.
• Ferramentas de jardinagem devem ser guardadas em local de difícil acesso, assim como outros produtos de limpeza como sabão em pó e desinfetantes.

Conselhos úteis de segurança por toda a casa

As cinco dicas abaixo servem para todas as áreas da casa:

1. Proteja as escadas, janelas e sacadas com grades protetoras, ou seja: qualquer local que apresente risco de queda.
2. Compre capinhas de proteção para as tomadas. Elas são baratas e evitam choques. (Modelos com cores e formatos neutros, de preferência. As de ursinho ou com desenhos, acabam tornando o local ainda mais chamativo)
3. Use apenas brinquedos apropriados para a idade dos seus filhos. Cuidado com objetos pequenos que podem engasgar a criança, como moedas ou botões.
4. Além de meias antiderrapantes, vale a pena guardar os tapetes por alguns meses.

Agora basta colocar em uso as dicas acima, seja ao desentupir pia, trancar as portas do carro ou proteger áreas com risco de queda. O mais importante é a sua atenção e supervisão.

Vale lembrar também que deixar os mais pequenos participarem nas tarefas domésticas, como ajudar na cozinha ou a arrumar o quarto é uma ótima forma de estimular a organização e ajuda-las a conhecer os limites, além de ser ótimo para compartilharem momentos únicos juntos! Sob o olho atento do papai e da mamãe, as crianças poderão explorar o ambiente e saciar sua curiosidade em segurança!

*Este post é um colab da plataforma Cleanipedia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *