Dicas

A calma através da respiração – Ensine seu filho a respirar

Crianças são pequenos seres em desenvolvimento diário. Convivem constantemente com novidades, e são apresentadas a situações novas a todo momento.
Seria um egoísmo gigante exigir que elas passem por isso sem sentir qualquer tipo de desconforto.

Aprender a lidar com os próprios sentimentos é um exercício difícil. Ao mesmo tempo que vejo crianças chorando no chão do mercado, sei que existem adultos pós-graduados chorando trancados no banheiro. A diferença é só o lugar, mas todo mundo tem seus motivos para desabar em algum momento.

Para criarmos crianças confiantes e controladas, só precisamos de uma coisa: sermos mais maduras do que elas.

O que – ao contrário do que todos pensam – é muito difícil. Afinal, se tem dias que não sabemos lidar com a nossa própria loucura, como conseguiremos sanar o próximo?

Bom… Da mesma forma que nos falam quando precisamos nos acalmar: RESPIRANDO.

Eu demorei um tempo para aprender a ajudar a Bellinha a controlar suas crises. Seja de nervosismo, de ansiedade ou de falta de compreensão com algum acontecimento. Mas desde que comecei a usar técnicas de respiração com ela também (quem foi que disse que só os pais precisam respirar fundo?), a nossa vida melhorou de forma bem significativa.

Antes de aprender sobre as técnicas de respiração, você precisa trabalhar a empatia: “Por quê ele está chorando?”; “Por quê isso o afeta tanto?”. São perguntas que você deve fazer antes de tomar qualquer atitude. E vale lembrar que as crianças têm muito menos conhecimento e auto controle do que nós. Ainda são novatas no quesito SENTIR. Ainda estão aprendendo a lidar com suas frustrações e tristezas. Por isso, cada segundo conta.

Como ainda são muito novos para entender o tal do “inspire… expire”, você pode ligar isso à coisas do cotidiano infantil, como:
Cheirar uma flor, e assoprar uma vela.
No meio de uma crise, seja de choro, ou de nervoso, olhe sua criança nos olhos e peça para ela fazer como se estivesse cheirando uma florzinha… E assim que ela encher seus pequenos pulmões de ar, peça para fazer como se estivesse assoprando uma vela de aniversário (ou bolhas de sabão, caso ela goste).

Esta é uma forma mais dinâmica de trabalhar a respiração, e faz as crianças pensarem nos movimentos. Tirando, assim, a tensão do momento e do problema em questão.

É importante lembrar de sempre manter uma conexão ‘olho no olho’, e assim que a calmaria chegar, tentar conversar numa boa (mas sem forçar nada). Isso aumenta a confiança no relacionamento, já que a criança percebe que pode sim contar com você!

Por aqui essa técnica dá muito certo. Só para vocês terem uma ideia, essa sequencia de fotos foi feita em 10 minutos. Ou seja: Tudo se resolveu de forma rápida, e indolor.

Vocês utilizam alguma outra técnica para aliviar os momentos tensos? Me contem…
Ah, e caso decidam tentar, espero que dê certo por aí também.

Um beijo,

 

 

 

 

4 thoughts on “A calma através da respiração – Ensine seu filho a respirar

  1. Hahahahahaha essa sequencia de fotos tá sensacional Ste!!!!! Desde o dia que vi você acalmando a Bellinha eu fiquei impressionada. Espero muito conseguir reproduzir isso quando for mãe. Você é sensacional! <3

  2. Minha irmãzinha já está com 6 anos… são raros hoje os momentos que ela se descontrola no choro… mas quando pequena lembro que minha mãe fazia comigo e fez com ela … deitava nos no peito dela e ajudava a controlar nossa respiração de acordo com a respiração dela… o cheiro dela… o coração dela batendo… o asubio dela sincronizando as respirações … são marcar que nunca irei esquecer e se Deus permitir farei com os meus !!! ❤

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *